A Nestlé Brasil lançou ontem, em parceria com o canal Kondzilla, a websérie “Empreendedores da Quebrada”, sobre empreendedorismo jovem. São 5 vídeos que trazem histórias de jovens da periferia que começaram negócios próprios. Cada case traz inspiração e aprendizados sobre um tema específico, com assuntos como “Organização Financeira”, “A importância de estar atento às novas tecnologias”, “Diferencial de produto”, “Entendimento do consumidor e começando sem dinheiro” e “Repertório para criar um serviço diferencial da comunidade”.

Os vídeos já estão disponíveis no portal Kondzilla e no site de jovens da própria Nestlé. Além disso, outros conteúdos complementares de capacitação e inspiração também serão divulgados nas redes sociais e plataformas da Nestlé e do Kondzilla.

“O problema da empregabilidade jovem muitas vezes está ligado à dificuldade de acesso à capacitação profissional. Por isso, o objetivo de nos unirmos com o Kondzilla, que é o maior canal de vídeos do Brasil e o 4º maior do mundo, é ajudar a democratizar e disseminar um conteúdo que vai contribuir para a formação dos jovens em uma plataforma de grande alcance e acessível para todos “, explica Barbara Sapunar, gerente de Criação de Valor Compartilhado da Nestlé Brasil.

Empreendedorismo em foco

Além da iniciativa, a Nestlé também lançou um programa de capacitação de 20 jovens que atuam no ramo de confeitaria, o “Empreendedores ao ponto”. Esses participantes terão acesso a 5 encontros, realizados entre julho e agosto, com temas como culinária, planejamento financeiro, formalização, entre outros. Também terão acesso à criação de identidade visual personalizada para o seu negócio, entre outros apoios. Ao final, alguns dos participantes passarão a fazer parte da iniciativa Vem de Bolo, apoiada pela Nestlé e que conecta boleiros de São Paulo a potenciais clientes.

O programa “Empreendedores ao ponto” foi uma iniciativa que surgiu a partir do olhar de jovens colaboradores da Nestlé, a partir do contato desses profissionais com outras pessoas da mesma idade, que enfrentavam dificuldades em ingressar no mercado e acabavam optando por alternativas como vender produtos por conta própria. A partir dessa vivência da dificuldade compartilhada por colegas, os colaboradores trouxeram a ideia para a companhia, que abraçou o projeto como forma de oferecer uma nova opção para esse público.

Dando suporte e possibilitando a estruturação de iniciativas como essa, a Nestlé aumenta seu impacto positivo na sociedade e, ao mesmo tempo, desenvolve jovens intraempreendedores, que possuem grande poder de transformação.

As ações se somam ainda vários projetos da Nestlé para contribuir para a capacitação e empregabilidade jovem em todo o mundo. No Brasil, a companhia se uniu a outras empresas e formou a Aliança pelos Jovens. Juntas, já contrataram 15.300 jovens e criaram 5.400 oportunidades de emprego no biênio 2017-2018, por meio de uma série de ações para aumentar a capacitação e as oportunidades para a nova geração de profissionais. A iniciativa também impactou mais de 98 mil jovens, por meio de treinamentos, eventos, entre outras formas de capacitação.

Para o biênio 2018-2019, a Aliança tem como metas contratar 20 mil jovens e criar 6 mil oportunidades de primeiro emprego, com o engajamento das 23 empresas que participam da iniciativa. Também está prevista a capacitação de 110 mil jovens em todo o Brasil.

 

Sobre a Nestlé

É a maior empresa de alimentos e bebidas do mundo. Está presente em 194 países e seus 328 mil colaboradores estão comprometidos com o propósito da Nestlé de melhorar a qualidade de vida e contribuir para um futuro mais saudável. A Nestlé oferece um amplo portfólio de produtos e serviços para cada etapa de vida das pessoas e de seus animais de estimação. Suas mais de 2000 marcas variam dos ícones globais, como Nescafé ou Nespresso aos favoritos locais como Ninho. O

desempenho da empresa é impulsionado por sua estratégia de Nutrição, Saúde e Bem-Estar. Sua Sede fica na cidade suíça de Vevey, onde foi fundada há mais de 150 anos. No Brasil, instalou a primeira fábrica em 1921, na cidade paulista de Araras, para a produção do leite condensado Milkmaid, que mais tarde seria conhecido como Leite Moça. A empresa tem 31 unidades industriais, localizadas nos Estados de São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Goiás, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Espírito Santo. Emprega mais de 30 mil colaboradores diretos e gera outros 200 mil empregos indiretos, que colaboram na fabricação, comercialização e distribuição de mais de 1.000 itens. A atuação da Nestlé Brasil abrange 20 categorias de mercado e suas empresas coligadas estão presentes em 99% dos lares brasileiros, segundo pesquisa realizada pela Kantar Worldpanel.